m

Acompanhe as redes sociais da Ducaule.

d

Acompanhe as Redes Sociais

  /  Churrasco   /  Churrasco gaúcho
Churrasco gaúcho

Poucos elementos são tão marcantes da identidade gaúcha quanto o churrasco. Com sua técnica distinta e repleta de significado, o churrasco gaúcho avançou rumo ao norte do Brasil, rompendo as fronteiras do sul.

Antes de mais nada, é interessante entender o que quer dizer o termo “gaúcho”, hoje tido como o gentílico oficial dos nascidos no estado do Rio Grande do Sul. Antes do gentílico, gaúcho é uma forma de designar os habitantes daquela região, sendo eles brasileiros, argentinos e uruguaios, povos que compartilham de uma série de hábitos culturais e elementos identitários.

Gaúcho é um termo usado na Argentina, no Uruguai e no sul do Brasil para nomear um tipo de agricultor. Os gaúchos são cavaleiros muito habilidosos que se dedicam a trabalhos rurais.

Embora hoje seja usado para se referir aos empregados das fazendas agropecuárias, em suas origens os gaúchos viviam de maneiras muito diferentes. Eram indivíduos nômades, geralmente solitários, que ganhavam a vida ajudando com o gado e ganhando em troca um lugar para dormir, comida e algum dinheiro.

A etimologia da palavra tem raízes muito diferentes, embora a maioria dos estudiosos concorde que pode derivar do termo quíchua “huachu”, que significa órfão ou vagabundo. No entanto, no Brasil, acredita-se principalmente que tem sua origem no termo “gauderio” , que era a maneira como eles chamavam os vagabundos que viviam nas imensas extensões do interior do Rio Grande do Sul. E, talvez, o termo seja uma fusão de ambos os conceitos, juntamente com outros termos relacionados à vida desses personagens específicos da América Latina.

Essa maneira de denominar os trabalhadores rurais, no entanto, estendeu-se principalmente nos séculos XVIII e XIX, especialmente graças à literatura, onde começaram a aparecer esses personagens estrelando em todos os tipos de histórias. Foi também a época em que surgiu a literatura gaúcha, que teve como principal elemento a vaidade desse tipo de vida e desses homens.

Sobre o churrasco, acredita-se que suas origens remontem ao estilo de vida dos índios charrua, nativos dessa região da América do Sul. Os índios charruam eram nômades e caçadores. Se alimentavam da carne dos animais encontrados nos pampas gaúchos, argentinos e uruguaios.

Com a colonização brasileira e, devido às suas características bravias e não subordináveis, os charruas foram duramente caçados pelos europeus que habitaram a região e foram, basicamente, extintos.

Ainda assim, a cultura charrua ainda faz parte do imaginário dos que habitam o sul do país e ela sobrevive na tradição do churrasco, por exemplo.

Aos moldes dos charruas, os gaúchos fazem seu churrasco fincando as carnes em grandes espetos de madeira e temperadas com gordura e sal grosso.

Uma vez que as estacas com as carnes são fincadas no chão, o solo ao redor é coberto por lenha, o combustível para o fogo. A Carne é assada com o calor das brasas.

Essa tradição de churrasco gaúcho está disseminada em vários cantos do Brasil, mas segue sendo mais comum no Rio Grande do Sul, onde o churrasco gaúcho é um verdadeiro patrimônio cultural.

DEIXE UM COMENTÁRIO