m

Acompanhe as redes sociais da Ducaule.

d

Acompanhe as Redes Sociais

  /  Churrasco   /  Churrasco vegano
Churrasco vegano

Além da carne há centenas de ingredientes vegetais para fazer deliciosos e coloridos churrascos com legumes e até frutas. Leia o artigo para conferir algumas ideias interessantes para um churrasco vegano.

Antes de tudo é bom lembrar que uma pessoa vegana é aquela que não consome alimentos de origem animal. Isso inclui, além das carnes, alimentos como ovo e derivados do leite.

 

Legumes e verduras – churrasco vegano

Escolha os legumes da estação, e se você tiver, uma pequena frigideira para churrasco, para que você possa fazer o menor ou você quer cortá-los sem cair através da grade.

As berinjelas, abobrinhas, pimentões, cenouras, espigas de milho, couve-flor, brócolis, alho-poró e cogumelos são especialmente bons. Você pode colocá-los inteiros e eles serão feitos em um curto espaço de tempo, você só tem que verificá-los de vez em quando.

Para evitar que os legumes sequem demais durante a torrefação, você pode primeiro passar por uma tigela com água fria antes de colocá-los na churrasqueira.

No caso de abobrinha e cogumelos, basta escová-los com um pouco de azeite.

As batatas e inhame são uma boa opção para um churrasco vegano. Eles demoram mais, mas o resultado é muito bom. Coloque-os na pele e, de preferência, embrulhados em papel manteiga ou outro que suporte bem o calor direto.

 

Frutas – churrasco vegano

Algumas frutas desenvolvem excelentes aromas e sabores, marcando-as rapidamente na grelha, para que possamos colocá-las ao meio ou em espetos. Abacaxi, pêssego, nectarina, abacate, maçã e melancia são altamente recomendados.

Tente não “cozinhá-los”, ou seja, deixe-os até que estejam marcados, pois não queremos cozinhar a fruta, apenas marrom a superfície.

Se você não fez isso antes, recomendo muito. É impressionante o sabor de bons espetos de abacaxi e pêssego, por exemplo.

 

Leguminosas – churrasco vegano

Use tofu duro ou tofu estilo japonês, seque bem com papel toalha e se você quiser marinar antes de fazê-lo na churrasqueira. Para que não quebre, corte-o em pedaços grandes e passe-os por dois espetos de bambu. Você pode escová-lo com um pouco de molho (por exemplo, yakitori) enquanto é feito na churrasqueira.

O tempeh é feito mais rapidamente que o tofu e tem um teor de água mais baixo, por isso vai demorar menos tempo e vamos monitorizá-lo. Você pode fazê-lo como está, escovando-o com óleo de oliva ou marinando-o para que ele tenha mais sabor. Uma boa sugestão é utilizar espetos, eles são rápidos e são muito confortáveis.

A soja texturizada precisa de hidratação antes de você poder prepará-la, então você pode mergulhá-la com água, temperos e molhos antes de começar o churrasco.

Uma recomendação é que você use ” milanesas ” ou “filés” de soja texturizada, porque assim será mais fácil assar. Quando eles estiverem macios, belisque-os em espetos e faça-os em uma área lateral da churrasqueira para evitar queimaduras.

 

Carnes Vegetais – churrasco vegano

Nós podemos trazer, também, seitan caseiro ou comprado, hambúrgueres veganos (caseiros ou comprados) e “carnes vegetarianas”, para venda em lojas veganas. Por exemplo, bacon vegetariano, salsichas, salsichas, salsichas de sangue … são alternativas sem carne que são feitas iguais à grelha e que também podemos compartilhar com o resto dos convidados.

Para acompanhar, vegetais crus e sopas frias

Para dar um toque de frescor e crocância podemos escolher legumes frescos como um prato lateral: alface fresca, cenoura ou aipo, chicória, etc.

Não perca nenhuma sopa fria como gaspacho ou vichyssoise e, claro, muita água.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO