Quais são os pontos da carne? – A carne vermelha é, quase sempre, a grande protagonista de qualquer churrasco. Picanha, contra filé, filé mignon, alcatra, dentre outros, são cortes que estão constantemente presentes no churrasco de domingo.
A preparação da carne vermelha, por outro lado, pode ser bem mais delicada do que outros tipos de carne. Entre vários aspectos que se deve considerar, como o tempero, os acompanhamentos corretos, dentre outros, o ponto da carne tem uma enorme importância.
Quais são os pontos da carne?
Se você já foi a uma churrascaria, o garçom provavelmente lhe perguntou qual o ponto da carne que mais te agrada. O mais comum é que ele te dê três opções: mal passada, ao ponto e bem passada.
Apesar disso, existem, na verdade, seis pontos para a carne vermelha. Estes, por sua vez, podem influenciar no gosto, na suculência e até mesmo nos nutrientes presentes no alimento.
Veja abaixo quais são os pontos da carne e como saber prepara-los:
– Ponto Bleu: – Quais são os pontos da carne?
O ponto Bleu é o mais adorado pelos verdadeiros amantes da carne vermelha. Quando nessa situação, a carne é tradicionalmente chamada de “selada”. Esse ponto é o inicial da carne, o seu interior fica praticamente inalterado, enquanto as superfície ficam levemente tostadas.
Em outras palavras, a carne por dentro estará praticamente crua. É a fase mais suculenta da carne, mas o gosto pode não ser de agrado de algumas pessoas. Para prepara-lo, basta colocar a grelha bem próxima ao fogo (com temperatura máxima de 50º C) e deixar a carne por poucos segundos. Depois disso, virar e deixar mais alguns segundos.
– Mal Passada: – Quais são os pontos da carne?
Para quem se importa mais com o sabor, a carne mal passada é tida como a ideal por especialistas da carne. É um ponto acima do Ponto Bleu, as superfícies ficam tostadas e o interior com um vermelho levemente mais claro. A carne permanece ainda muito suculenta, apesar de levemente mais rígida.
Para preparar uma carne mal passada, deve-se manter o corte na grelha por um período de 2 a 3 minutos, dependendo da intensidade do fogo.
– Ao ponto para mal: – Quais são os pontos da carne?
Esse ponto se assemelha bastante com a carne mal passado. A principal diferença é que as bordas – além da superfície – já se apresentam com aspecto mais cozido (opaco). O vermelho sobrou mais para o centro, que permanece suculento e ainda “molhado”.
Para preparar essa carne, é necessário deixa-la em um período de 3 a 4 minutos na grelha, em uma temperatura próxima a 55º C.
– Ao ponto: – Quais são os pontos da carne?
A carne ao ponto, como já diz o termo, é o ponto mais tradicional em churrascarias e até mesmo no churrasco de domingo. Nesse estado, o miolo da carne já tem uma coloração mais opaca, mas o centro ainda possui uma vermelhidão mais clara. A carne ao ponto é suculenta e saborosa, e tem como vantagem ser um meio termo entre os pontos, ou seja, é adorada por praticamente todas as pessoas.
Para preparar uma carne ao ponto, deve-se levar à grelha um bife com espessura média de 2 cm. Deixe-o assar por aproximadamente 6 minutos, em uma temperatura média de 60º C.
– Ao ponto para bem: – Quais são os pontos da carne?
Nesse estágio da carne, quase não há vermelhidão, e o seu miolo é praticamente todo opaco. Exatamente no centro da carne, há uma pequena área vermelha clara. A carne já se torna mais dura, e não há praticamente nenhum suco em seu interior. Para prepara-la, deve-se deixar a carne entre 7 e 8 minutos na grelha.
– Bem passada: – Quais são os pontos da carne?
Alguns especialistas mais radicais dizem que esse é o ponto de quem não gosta realmente do sabor da carne, tendo em vista que praticamente todo o suco interior (responsável pelo sabor) já foi embora.
É realmente difícil chegar nesse estágio da carne sem queima-la, e muitos churrasqueiros passam dificuldade para satisfazer esse público. O caminho mais fácil é selar a carne (volte ao primeiro ponto) e depois colocar a grelha mais distante do fogo, deixando-a cozinha por aproximadamente 10 minutos.