Como preparar Fraldinha para Churrasco:
A fraldinha é uma opção leve, macia e saborosa para o churrasco. A carne apresenta pouco concentração de gordura e fibras longas, além de ser uma carne de corte pequeno.
É recomendado que a fraldinha seja em peça grande e que seu corte seja feito na transversal. Caso o corte seja feito do lado oposto, as fibras da carne estarão sendo retiradas, fazendo com que depois de assada ela fique dura, perdendo a maciez. Também é importante prestar atenção no ponto da fraldinha, antes do ponto ela pode parecer cru e depois do ponto ela pode ficar muito seca.
Dicas para um bom preparo
A seleção de uma boa peça é o primeiro passo. É importante que se atente para coloração, odor e textura, além da procedência da carne. Para um bom churrasco de fraldinha é recomendado que se compre a fraldinha red, a peça costuma vir toda limpa, sem as partes de gordura, ficando apenas o filé.
A fraldinha é uma carne pouco marmorizada, ou seja, não apresenta gorduras intramusculares, devido a isso deve-se prestar muita atenção no seu preparo. Se a carne passa do ponto, perde a maciez e suculência, por isso é indicado que a carne seja preparada em brasa forte e esteja bem compactada, para que não perca os sucos.
Bons acompanhamentos agregam muito valor a carne. No caso da fraldinha, recomenda-se servi-la acompanhada de cervejas ricas em malte, lúpulo ou as mais amargas. É indicado também o uso de chimichurri ou servir batatas junto com a fraldinha.
Tradicionalmente a carne é temperada nos churrascos apenas com sal grosso, essa é uma forma de realçar o sabor dos cortes de boi. Entretanto, no caso da fraldinha, outros temperos também são indicados, principalmente para deixar a carne mais aromatizada. Dentre os temperos que podem ser utilizados estão o tomilho fresco, alho, suco de laranja, limão e manteiga.