m

Acompanhe as redes sociais da Ducaule.

d

Acompanhe as Redes Sociais

  /  Churrasco   /  Quais são as melhores carnes para fazer churrasco?
Quais são as melhores carnes para fazer churrasco?

 

A história do churrasco e como ela se deu no Brasil – Quais são as melhores carnes para fazer churrasco?

Sabe-se que desde o período paleolítico já se caçava e se consumia carne, mas foi desde o domínio do fogo, também nesse período, que provavelmente se iniciou a cultura de submeter a carne à brasa. Quais são as melhores carnes para fazer churrasco?

É possível que a primeira vez que a carne foi preparada na brasa tenha sido um acidente, mas que levou à descoberta de uma carne mais macia, o primeiro passo para a invenção do que muitos amam hoje: o churrasco.

No Brasil, o precursor do churrasco foi provavelmente o introduzido pela tribo tupi, que tinha o costume de defumar a carne sobre grelhas de madeira apoiadas sore pedras, o que os índios chamavam de moka’em.

Mais tarde, nos pampas, região que abrange parte da Argentina, do Uruguai e do estado brasileiro Rio Grande do Sul, onde aconteceu a primeira grande criação de gado,  os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, o que deu nome à população do estado, perceberam a maneira mais fácil de preparar a carne para eles que passavam dias fora de casa, assando-a num processo que demandava, além da carne, apenas uma estaca de madeira, uma faca, fogo e sal grosso, que eles já utilizavam na alimentação do gado.

Assim, o churrasco, que começou como apenas uma maneira mais prática de preparar a carne com o fogo de chão, se espalhou pelo Brasil, admitindo novas formas de preparo ao redor do país, e até hoje assume diferentes técnicas para seu feitio e é muito empregado em situações de confraternizações e comemorações,

 

As melhores carnes para se ter em um churrasco- Quais são as melhores carnes para fazer churrasco?

 

O churrasco se faz muito presente na vida dos brasileiros hoje principalmente em situações de confraternização, nas quais pode ser que exista a figura do churrasqueiro, que presta o serviço de se encarregar das carnes, ou elas podem ser preparadas pelos próprios anfitriões ou convidados da festa. Quais são as melhores carnes para fazer churrasco?

Seja como for, o sucesso do churrasco não depende só de quem o prepara, mas principalmente das carnes escolhidas, o que torna a seleção delas muito importante.

A carne que lidera a lista das mais escolhidas e mais esperadas durante o próprio churrasco é a picanha, que, suculenta e macia, fica mais avermelhada em direção ao centro e possui uma considerável capa de gordura, o que lhe confere um sabor apetitoso, e, ainda, pode ser temperada de diferentes maneiras, sendo muito popular a adição de alho.

Outro momento de destaque do churrasco é quando são servidas as costelas, tanto as de boi quanto as de porco, que, com fibras compridas e grossas, o que leva a um tempo de preparo maior, também têm o sabor muito apreciado e admitem temperos elaborados ou apenas o sal grosso.

Já a fraldinha, possui fibras longas e cortes pequenos, não possui muita gordura, o que a faz uma carne mais leve e também macia, podendo também ser assada na brasa, geralmente temperada com limão, manteiga, alho, sal e suco de laranja.

Ao contrário da fraldinha, a maminha é, possivelmente, a parte do boi que tem a maior concentração de gordura, sendo também saborosa, macia e suculenta e podendo ser preparada tanto na grelha quanto na brasa.

As asinhas de frango também fazem muito sucesso devido ao sabor leve e à crocância, podendo ser feita na grelha no fogo e no espeto. Já a alcatra, muito comparada à picanha, é macia e saborosa, mas contém bem menos gordura, sendo mais leve e saudável, e é geralmente preparada na grelha.

O contrafilé é suculento e macio e é frequentemente preparado na grelha. Mais uma opção de carne de porco, o lombo é muito escolhido como carne branca para os churrascos por ser bastante saborosa e é servido em espetos ou em pedaços em formato cúbico.

Voltando à carne de boi, o miolo de alcatra é macio, leve e saboroso, possui pouca gordura e geralmente é preparado na grelha. Assim como as costelas, o cupim é consistente e fibroso, o que aumenta seu tempo de preparo, que pode ser feito enrolando a carne em papel alumínio para que o calor se distribua melhor.

Além da asinha, outra carne de frango muito presente nos churrascos é o coraçãozinho, que por ter o sabor leve, é muito usado como a primeira carne a ser servida. Outra opção suave e suculenta é o acém, que pode ser preparado na grelha apenas com sal e azeite.

Por último, o coxão mole não é tão considerado para os churrascos, mas, feito na grelha, é uma carne suculenta e macia e rende bifes grandes. Assim, temos as melhores carnes para um churrasco, que pode incluir todas elas ou apenas algumas, se adequando às características dos participantes e ao porte do evento.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO