A história do churrasco- Qual é o melhor acompanhamento para churrasco?
Qual é o melhor acompanhamento para churrasco? – O consumo de carne começou na era paleolítica, quando a alimentação era baseada no que se caçava. Ainda nesse período, o homem teve seu primeiro contato com o fogo, provavelmente após algo como uma árvore ter sido atingido por um raio, então o fogo foi dominado, o homem primitivo passou a usar uma estrutura desenvolvida a partir da madeira para levar o fogo até sua habitação.
Assim, provavelmente também por acidente, deve ter se iniciado a cultura de preparar a carne na brasa, em uma tentativa de não desperdiçar o alimento incendiado, percebeu-se uma carne muito mais macia.
No Brasil, as primeiras experiências de churrasco foram os moka’em, como chamavam os tupis, que defumavam a carne sobre grelhas de madeira em fogueiras de pedras.
Mais tarde, surgia o churrasco gaúcho, muito famoso até os dias de hoje e precursor do churrasco de maneira geral no Brasil, sendo responsável pela difusão do prato, que assumiu diferentes formas de preparo nas diferentes regiões e ao longo do tempo no país.
O Rio Grande do sul se situa na região onde aconteceu a primeira grande criação de gado e onde também os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, o que deu nome à população do estado, perceberam que assar a carne presa a uma estaca de madeira com o famoso fogo de chão, era uma maneira mais fácil de prepará-la para o consumo dos que passavam dias fora de casa.
A harmonia entre acompanhamentos e prato principal – Qual é o melhor acompanhamento para churrasco
Hoje, o churrasco é muito popular no Brasil inteiro em suas diferentes formas de preparo e muito associado à confraternização, seja ela por motivos festivos ou em uma simples reunião de amigos.
O que não falta nos churrascos é o clima de descontração, mas é importante levar uma questão a sério: os acompanhamentos. Independentemente do segmento da culinária, costuma-se prezar pela harmonia entre os pratos principais, nesse caso as carnes, e os acompanhamentos, que harmonizam com eles e provocam equilíbrio nos sabores, ressaltando as características do protagonista de refeição.
No caso do churrasco, como as carnes têm sabor mais marcante, muitas são gordurosas, e são alimentos considerados fortes, o ideal é que os acompanhamentos contrastem com esse conceito, provocando um equilíbrio.
Os melhores acompanhamentos para churrasco para todos os gostos- Qual é o melhor acompanhamento para churrasco
Com certeza, um dos mais populares entre eles é o pão de alho, que, combina o sabor neutro do pão e o sabor mais forte do alo, dentre outros ingredientes que variam, é fácil de ser feito, mas pode ser comprado com facilidade também na maioria dos supermercados, serve muito bem como tira-gosto, o que é importante levar em consideração quando pensamos que churrasco quase sempre está associado a cerveja, e fica pronto em pouquíssimo tempo.
Outro clássico dos churrascos é o vinagrete, que contrasta com o sabor das carnes por ser ácido, sendo composto por vinagre, tomate, cebola, por vezes, pimentões, e temperos variados, e na maioria das vezes é servido com arroz, que tem o sabor mais neutro.
Seguindo a linha dos clássicos, a farofa, tipicamente brasileira, harmoniza muito bem também por equilibrar seu sabor mais leve com o mais forte da carne, podendo, ainda, conter vários ingredientes adicionais a gosto do freguês. Mais brasileira ainda, a mandioca também é muito presente tanto na versão cozida, que geralmente abusa da manteiga, quanto na frita, sendo ambas excelentes opções de tira-gosto.
Muito popular também, principalmente nos churrascos de família, temos a maionese, que pode ser feita com batata ou com maçã e contrasta muito bem o sabor da carne com seu sabor mais ácido e, no caso da maça, também agridoce.
Por último, para não deixar a sobremesa de fora mas não exagerar na comida pesada, existem duas opções de frutas muito queridas no churrasco e muito comumente preparadas com canela nesse caso, a banana, que também pode ser incrementada com o leite condensado e até com sorvete, e o abacaxi, que, mais leve, ajuda na digestão.