m

Acompanhe as redes sociais da Ducaule.

d

Acompanhe as Redes Sociais

  /  Churrasco   /  Alcatra – corte para churrasco
Alcatra - corte para churrasco

Alcatra – corte para churrasco – O churrasco é um dos tipos de refeições mais apreciados no Brasil. Ir a uma churrascaria, especializada nesse tipo de prato, é uma atividade comum de várias famílias brasileiras aos domingos.

Se você já foi a um estabelecimento desse tipo, sabe que quase sempre o churrasqueiro pergunta qual corte de carne você deseja. Nesses momentos, como saber qual é o mais saboroso?

Para isso, leia abaixo um dos cortes comuns da carne de boi, a alcatra. É um bom tipo de corte para churrasco? Acompanhe todo o texto e saiba mais!

 

A Alcatra

As carnes provenientes de um boi são diferentes entre si. Mudando a localização de onde se pega a carne do animal, a consistência, o sabor e principalmente os preços podem ser diferentes. Isso se dá pelo fato de que cada local possui propriedades diferentes: aqueles onde há pequenos vasos de gordura entre as carnes são mais suculentos, enquanto cortes mais magros são mais rígidos.

A alcatra é um corte muito conhecido, mas você sabe onde ela fica localizada?

Esse corte é retirado da parte de trás do boi, basicamente entre o coxão e o lombo. Essa é a região onde se há mais carne para retirar, e geralmente é que contém os cortes mais suculentos.

 

Os cortes de uma alcatra

OS CORTES DE UMA ALCATRA

OS CORTES DE UMA ALCATRA

É comum chegar em um açougue e avistar uma placa com o preço por quilo da alcatra. Da mesma maneira, também é usual chegar em um desses estabelecimentos e pedir uma quantidade desse tipo de corte. O que muitos não sabem, no entanto, é que a alcatra é, na verdade, um conjunto de diferentes cortes da carne do boi, os quais são unidos por algumas estruturas.

Veja abaixo quais são os cortes possíveis em uma peça de alcatra:

– Maminha: – Alcatra – corte para churrasco

É a primeira parte que é retirada da peça de alcatra quando há a separação dos cortes. Todos eles são divididos por membranas, e a maminha é conhecida como a “ponta” de todo esse conjunto. Não é aconselhável para o churrasco, mas sim para pratos cozidos ou até mesmo carne moída.

– Picanha: – Alcatra – corte para churrasco

Considerada como um verdadeiro sinônimo de churrasco nos dias de hoje, a picanha também é um dos cortes provenientes de uma peça de alcatra. Na grande maioria das vezes, é retirada logo após a maminha. Há uma membrana que separa a picanha do miolo de alcatra, o que possibilita que essa separação seja feita com as mãos.

A picanha é ideal para a grelha, tendo em vista que possui boa quantidade de “vasos” de gordura entre a carne. Esses vasos são facilmente derretidos com o aumento da temperatura, o que dá o sabor e a suculência para a carne.

– Tender-Steak: – Alcatra – corte para churrasco

O tender steak é, geralmente, o terceiro corte a se retirar da peça de alcatra. Ele e os dois próximos cortes são considerados o “miolo da alcatra”. O tender-steak é a parte mais saborosa e suculenta para o churrasco de toda a peça. Também chamada de Bife do Açougueiro, o corte rende apenas por volta de 150 gramas por boi, o que aumenta consideravelmente o seu preço.

Ele também é separado por uma membrana, além de ser caracterizado pela coloração mais avermelhada. É necessário retirar o tender-steak para que os outros cortes possam ser identificados.

– Baby beef: – Alcatra – corte para churrasco

Apesar da nomenclatura, o baby beef nada tem a ver com a carne de um animal jovem, sendo apenas um corte específico da peça de alcatra. Nesse momento, existirão apenas dois tipos: o baby beef e o coração da alcatra. Eles são separados por um nervo, e o ideal é corta-lo exatamente na divisa.

O Baby Beef é muito apreciado em algumas churrascarias, sendo servido com grandes espetos de dois dentes. É uma carne suculenta para churrasco, embora exija uma certa experiência para a preparação.

– Coração da Alcatra: – Alcatra – corte para churrasco

A partir do momento da divisão do baby beef, todo o resto obtido é o coração da alcatra. É uma peça mais robusta, e demanda um tempo maior para a preparação na churrasqueira. No entanto, sabendo prepara-la, é um dos cortes de boi mais nobres para o churrasco.

DEIXE UM COMENTÁRIO