A carne de boi está entre as mais consumidas no mundo e é também uma das que mais tem variedade de cortes e sabor. Mesmo dentre os mesmos cortes, a carne bovina pode variar bastante de acordo com cada animal, por isso existem tantas marcas e selos para definir a qualidade e característica dessas carnes.
Neste artigo vamos conferir quais as características básicas de três dos mais famosos tipos de carne bovina, nelore, angus e Wagyu, confira!
– Nelore
O Nelore cresce, reproduz e engorda sem a presença diária do criador. A carne bovina nelore prospera em condições climáticas tropicais.
Aproximadamente oitenta por cento do gado para carne no Brasil é da raça Nelore. Indiscutivelmente o Nelore é o bovino mais reproduzido no Brasil, algo semelhante também acontece no Paraguai, onde sessenta por cento do gado para carne é nelore.
Talvez a nelore seja a raça de gado mais resistente aos climas quentes no mundo, as suas características genéticas colocar dentro de um dos animais produz uma maior capacidade de adaptação e a resistência a climas tropicais.
A raça Nelore se destaca pela precocidade, rusticidade e fertilidade.
A raça bovina nelore é um Bos Indicus, cuja genética lhe confere grandes qualidades de rusticidade. Recebe o nome da região de Nelore, em Andhra Pradesh, estado sul da Índia. A raça bovina nelore se destaca fisicamente por sua grande corcunda, pernas longas, suas orelhas são as menos grandes da maioria dos Bos Indicus.
Há a variedade com chifres e a variedade de moca sem chifres. Eles têm resistência natural a vários parasitas e doenças. Eles são muito resistentes a altas temperaturas. O gado Nelore não se adapta a climas frios.
Nas zonas tropicais, a raça Nelore é uma das preferidas pelos agricultores, pela excelente capacidade de sobrevivência da criação e pela grande produção de carne. O Brasil é o maior criador da raça bovina nelore.
A raça de gado Nelore é projetada especialmente para pecuária extensiva, onde não é dada muita observação ao gado em longos períodos de tempo, são ideais onde há muita terra. Eles geralmente são usados onde a dieta é a grama, onde eles nem sequer fornecem suplementação durante períodos de seca.
O gado bovino da raça Nelore é um pouco nervoso, devido principalmente à maneira como é manuseado extensivamente, em alguns casos até semisselvagem. Contudo é possível domá-lo pela manipulação e há algumas linhas dóceis.
Outra característica do gado Nelore é que ele possui ossos mais finos que outros bovinos Bos indicus, por isso, um pouco mais de carne é obtida por animal vivo a pé do que de outro animal com ossos maiores e mais pesados.
A carne de nelore é razoavelmente limpa, menos propensa a oleosa.
O Nelore é conhecido por sua longevidade. As vacas param regularmente por mais anos do que outras raças, os touros são férteis.
A adaptabilidade dos Nelore ao trópico e a resistência aos parasitas, são benefícios desta raça que foram construídos ao longo de milhares de anos de seleção.
O gado Nelore tem habilidade especial para utilizar qualquer forragem e com base nisso alcança um bom desenvolvimento, mesmo com a grama dura.
Os bezerros nascem pequenos, dando poucos problemas no parto das vacas. Assim que nascem, são despertados, vivazes, geralmente se levantam e se amamentam. Sua mortalidade é mínima no nascimento.
A carne bovina da raça Nelore é um animal bovino de grande tamanho, pernas longas, pode fazer longas caminhadas sem se desgastar, sua cor branca protege-a do sol. Os touros têm um prepúcio reduzido, bastante alto do solo por causa das pernas longas, o que ajuda a evitar infecções, alcançando maior eficiência reprodutiva.
O gado Nelore constitui uma das melhores raças para áreas marginais dos trópicos e zonas subtropicais.
– Angus
A raça bovina conhecida como carne de Angus é originária da Escócia, e mais especificamente da cidade que lhe dá o nome, Angus.
A grande expansão da raça ocorreu no século XIX, e é frequentemente encontrada na América do Sul (Argentina e Uruguai), onde é chamado de Aberdeen Angus, e América do Norte (Estados Unidos e Canadá), que é conhecido como Black Angus.
Os animais da raça Angus são caracterizados por terem pelo preto (embora às vezes é vermelho) e por não ter chifres.
A carne que é obtida desses animais é de sabor intenso, e embora em outras partes do mundo, como nos países citados, seu consumo seja frequente, a verdade é que na Espanha não costuma ser comercializado.
Sua carne é caracterizada por ter infiltrado ou gordura intramuscular, ao invés de exterior (cobrindo o músculo). Isto dá-lhe uma aparência suculenta marmorizada e faz com que seja um alimento muito mais saudável com baixas calorias e o seu elevado teor de ácidos gordos insaturados da família Ômega 6. Fatores que tornam a carne dos angus um produto especialmente adequado para atletas. Muito apreciada pela sua cor vermelha viva, suculência, maciez e intensidade de paladar, também nos diz que é rica em proteínas, ferro e fósforo, além das vitaminas B13 e B3.
– Wagyu
A carne de Wagyu é considerada a melhor carne do mundo. Sua alta qualidade é definida por uma série de parâmetros entre os quais se destacam o nível de gordura infiltrada e a qualidade dela.
A principal diferença Wagyu carne em relação a outras raças de carne tradicional é a capacidade genética para produzir uma carne com um alto nível de marmoreio ou veios que é como ele é conhecido por gordura infiltra carne.
Essa quantidade de gordura infiltrada confere à carne um sabor e textura, além de uma maciez muito superior à de outras raças destinadas ao consumo de carne. Além disso, ao contrário do que se poderia pensar, este consumo de gordura não representa um risco para a saúde, pelo contrário, a gordura é composta de ácidos graxos insaturados: oleico -co-3- linolênico, linoleico e -co-6 -omega-9- que ajudam a regular o nível de colesterol no sangue.
A qualidade final da carne Wagyu só pode ser certificada quando o animal for abatido, pois depende do grau de marmoreio. Quanto maior a quantidade de gordura infiltrada, mais apreciada será a peça, pois será mais suculenta e saborosa.
Para avaliar a carne de acordo com este critério, existem algumas classificações tais como BMS (carne Marmorização padrão), uma escala que atribui valores de 1 a 12, dependendo da quantidade de gordura e marmoreado que reúne as peças de carne em cinco grupos.
Mais uma vez, será a gordura de marmoreio nos músculos da carne Wagyu que definem quais são os mais adequados para consumo.