O que a carne Angus possui de especial? – Se você é um grande apreciador de carnes, com certeza já sabe que a Angus é uma raça de bovino apreciada em todo o mundo. Isso se deve ao sabor e maciez da carne, os quais podem até impressionar aqueles que não têm conhecimento sobre os cortes mais nobres.
Mas, afinal, o que a Angus possui de tão especial? Quais são as características associadas a essa raça que proporciona uma qualidade tão superior de sua carne? Leia o texto abaixo para saber a resposta para essas e muitas outras perguntas acerca da Angus.
Um pouco mais sobre as raças bovinas
Aquelas pessoas que não entendem muito sobre os cortes de carne, provavelmente também não sabe a diferença entre uma raça bovina e outra. Para entender melhor, podemos dar o exemplo dos cães: apesar de constituírem apenas uma espécie, um Rottweiler é muito diferente de um Shitzu, tanto na aparência quanto no porte físico.
Em uma situação parecida, também possuímos diferentes raças ligadas ao boi. Alguns exemplos podem ser dados: Nelore, Angus, Wagyu, dentre outros. O Nelore, por exemplo, é a raça mais comum no gado brasileiro, tendo ganhado popularidade devido à sua fácil adaptação ao clima tropical brasileiro.
O Angus, por outro lado, é uma raça de boi proveniente da Escócia, onde tem sido aperfeiçoada há mais de 200 anos. Como falado anteriormente, é voltada para a produção de carne com uma qualidade superior.
O que a carne Angus possui de especial?
Quem conhece de carne sabe que a carne da raça bovina Angus é uma das mais apreciadas em todo o mundo. No entanto, nem todos sabem o porquê dela ser tão macia e saborosa. Diante disso, apresentaremos abaixo alguns do motivos pelos quais a carne Angus é diferente de outros tipos:
– Filete de gordura:
O filete de gordura que fica ao lado da carne contribui bastante para o sabor. Dessa forma, se ele for muito fino isso pode prejudicar a carne. Por outro lado, um filete de gordura muito largo pode tornar a carne muito pesada, tornando-a difícil de ser consumida e até preparada.
No caso da Angus, esse filete de gordura tem uma espessura que é considerado ideal para aqueles especialistas no assunto: de 3 a 6 mm, os quais podem variar de acordo com o corte escolhido.
– Marmoreio:
Grande parte do sabor e da suculência de uma carne pode ser proveniente do marmoreio. Caso você não saiba o que é isso, trata-se de finíssimos filetes de gorduras que permeiam a carne em toda a sua extensão.
– Fácil preparação:
Caso você seja daqueles churrasqueiros que não possuem muita experiência no preparo de uma carne, a carne Angus pode ser ideal. Isso se dá pelo fato de que o marmoreio (finíssimos filetes de gordura que ficam entre a carne) derretem com o calor quando são preparadas, tornando o corte imediatamente mais suculento e saboroso.