m

Acompanhe as redes sociais da Ducaule.

d

Acompanhe as Redes Sociais

  /  Churrasco   /  O que não fazer em um churrasco?

Parece muito fácil: basta acender o fogo ou acender o carvão, esperar que as brasas sejam geradas, colocar um alimento por cima e esperar que seja feito. Bem, nada está mais longe da realidade. Há erros muito comuns que podem tornar o churrasco com os amigos neste final de semana muito complicado. A madeira ou carvão que não liga, o vento, o excesso de cozimento … Vamos então às dicas que te ajudam a entender o que não fazer em um churrasco:

 

– Não espere até que as brasas cheguem ao fogo mais alto – O que NÃO FAZER EM UM CHURRASCO?

Existem alimentos que precisam ser cozidos de forma mais lenta e, para isso, precisam de um fogo mais baixo, normal quando as brasas estão começando a se esquentar. Aproveite esse momento para fazer peixes e carnes mais leves.

 

– Não acertar o ponto de cozimento – O que NÃO FAZER EM UM CHURRASCO?

Há carnes ou peixes com os quais é difícil adivinhar o ponto de cozimento se os fizermos na grelha. Por exemplo, o frango. Normalmente ele queima, porque libera gordura, que por sua vez libera a chama. Existe um truque muito prático e simples para que você não perca comida como frango.

É sobre posicionar as brasas no caminho certo. Você pode colocá-los em dois lados, formando como as margens de um rio. Você deixa o centro livre de brasas, onde o rio iria, e é aí que você tem que colocar a comida para cozinhar. Com o frango, por exemplo, se você o posicionar primeiro nas margens (onde estão as brasas) até que ele tenha uma cor bonita, e depois colocá-lo no centro (onde não há brasas), será perfeito.

 

– Falta de planejamento – O que NÃO FAZER EM UM CHURRASCO?

Você tem os convidados em casa, você tem 20 pessoas e você tem que começar a colocar a comida na grelha. A sobrecarga é quase inevitável … Como fazê-lo para que tudo esteja quente na hora do almoço? Você deve deixar a comida meio preparada e muitas coisas previamente marcadas na grelha, para dar a última batida de calor no final e terminar a cozedura.

Carnes que levam mais tempo para cozinhar, como frango ou pedaços grandes (não costeletas de porco ou porco ibérico, por exemplo, que demoram pouco tempo para fazer), você pode marcá-las previamente. As reservas em um recipiente onde você também coloca um copo de água e cobrem bem com filme, para que as peças não sequem. Quando chegar a hora de comê-los, você só precisará acertá-los na grelha novamente. Você pode escaldar os vegetais anteriormente e você vai cozinhá-los. Você os manterá da mesma maneira que as carnes cobertas. Você só precisa dar um toque final na grelha, rápido.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO