m

Acompanhe as redes sociais da Ducaule.

d

Acompanhe as Redes Sociais

  /  Churrasco   /  Picanha argentina x picanha brasileira: quais as diferenças?
Picanha argentina x picanha brasileira: quais as diferenças?

Picanha argentina x picanha brasileira: quais as diferenças? – A rivalidade entre Brasil e Argentina vai muito além do futebol. Dentre vários outros pontos, muitos fãs de carne gostam de propor uma discussão acerca dos cortes de picanha oferecidos em cada país: afinal, qual picanha é melhor: a argentina ou a brasileira?

Felizmente, o gosto de cada pessoa é individual, o que torna praticamente impossível responder com certeza qual a melhor picanha. O que podemos apontar, no entanto, são as diferenças entre cada uma. Por outro lado, a dica é sempre tentar experimentar as duas carnes, apreciando o sabor e as propriedades únicas de cada uma.

Por que as picanhas de cada país são diferentes?

Se todas as picanhas são cortes de uma mesma espécie, o boi, qual o motivo que leva uma ser diferente àquela do outro país?

Grande parte dessa diferença se resume ao clima característica de cada país. Assim como os cães, por exemplo, existem várias raças dentro da espécie bovina. Algumas possuem características mais robustas, enquanto outras são mais magras. Há raças de bois que possuem chifres, enquanto outros já nasceram sem. Enfim, as diferenças entre uma e outra podem ser infinitas, e aponta-las não é o objetivo desse texto.

O fato é que algumas dessas diferenças refletem diretamente nas propriedades da carne, como sabor, consistência e até mesmo o tamanho.

Na grande maioria das vezes, países diferentes possuem distintas raças de bois como predominante na pecuária. Isso se deve ao fato de que algumas raças de adaptam melhor a alguns tipos de clima, relevo, dentre outros fatores.

Picanha argentina x picanha brasileira: quais as diferenças?

Voltando para o assunto principal do texto, quais são, afinal, as diferenças entre a picanha mais comum na argentina e a picanha mais tradicional no Brasil?

Como falado anteriormente, grande parte dessa diferenciação se dá a partir das raças. Na Argentina, por conta do clima, os gados são majoritariamente formados por Aberdeen Angus e Hereford, provenientes de países europeus. No caso do Brasil (exceto a região extremo-Sul), o gado mais comum é formado pela raça Nelore, proveniente da Índia.

O outro fator que interfere nas propriedades da picanha de cada país é o relevo. Em praticamente toda a extensão do Brasil, o relevo é mais acidentado, enquanto na Argentina o relevo é mais plano. Isso faz com que o gado brasileiro tenha menos gordura entremeada (o que é chamado de marmoreio) do que o argentino.

– Sabor:

O sabor é o fator mais importante para a carne. A grande diferença entre a picanha argentina e a picanha brasileira em relação ao sabor é que a primeira possui um sabor mais suave, que é mais buscado pelas pessoas. Por outro lado, a picanha brasileira possui um sabor ligeiramente mais forte, com características mais rústicas.

Essa diferenciação se deve, principalmente, por conta do marmoreio. Como falado anteriormente, a carne argentina possui mais gordura entremeada, o que favorece um sabor mais leve e agradável. A carne brasileira possui mais gordura nas extremidades, fazendo com que o sabor fique mais suave nessas regiões e mais forte no centro.

– Consistência:

Por conta da gordura entremeada, que derrete a partir do preparo, a picanha argentina é mais suculenta que a picanha brasileira.

– Tamanho:

O tamanho também é uma grande diferença quando o assunto são as picanhas argentina e brasileira. Por ser proveniente de gados mais pesados, e que praticam menos exercícios (já que o relevo é plano) a picanha Argentina é maior.

Enquanto o corte argentino costuma pesar de 1,5 até 2 kg, a carne brasileira possui uma média entre 1 a 1,2 kg.

Qual picanha é melhor: argentina ou brasileira?

Essa é uma pergunta impossível de responder. Cada pessoa possui as suas próprias referências quando o assunto é o sabor e a consistência da carne. O marmoreio, muito presente na picanha argentina, é geralmente adorado entre os adoradores de carne. No entanto, a melhor alternativa é levar as duas para o seu churrasco e decidir por si próprio!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO