Qual a melhor carne de porco para churrasco? – Embora a carne de boi seja geralmente a protagonista do churrasco, nada impede que o corte bovino esteja presente. Há alguns anos atrás, esse tipo de carne ainda sofria bastante preconceito do grande público. No entanto, com a evolução da tecnologia e dos serviços de monitoramento sanitários, hoje em dia há uma segurança bem maior em relação à carne de porco.
Para o preparo de um bom churrasco, o primeiro passo é saber escolher os melhores cortes. Se você deseja comprar a carne de porco, veja nesse artigo quais são os melhores cortes suínos para assar na grelha.
Qual a melhor carne de porco para churrasco?
Abaixo veja quais são os melhores cortes suínos para churrasco:
– Lombo: – Qual a melhor carne de porco para churrasco?
O lombo é, sem nenhuma dúvida, um dos cortes suínos mais populares. Possui uma porcentagem muito baixa de gordura, além de não levar osso. Dos cortes de carne de porco, o lombo é o mais suculento, além de oferecer um sabor agradável.
Além disso, é um corte versátil. Pode ser preparado tanto na grelha, em bifes ou até mesmo com a peça inteira, como também pode ser frito. Nesse último caso, privilegia-se a preparo em bifes.
Como grande parte dos cortes suínos, o lombo vai muito bem com limão!
– Costela: – Qual a melhor carne de porco para churrasco?
A costela de porco é a carne suína mais conhecida do grande público. Geralmente, não é preparada na grelha, e sim cozida e depois frita. No entanto, a costela suína pode ser uma boa alternativa para o churrasco, principalmente se você deseja algo diferente.
O preparo da costela suína na grelha, no entanto, pode dar um pouco mais de trabalho. Por esse motivo, pesquise bastante antes de arriscar.
– Picanha suína: – Qual a melhor carne de porco para churrasco?
Quando falamos em picanha, sem nenhuma dúvida a primeira coisa que nos vem a cabeça é a carne bovina. Nesse sentido, a picanha é um dos cortes mais populares de todos, principalmente quando o assunto é churrasco.
A picanha suína, no entanto, possui uma suculência e um sabor tão agradáveis quanto a bovina. Esse corte deve ser preparado apenas na grelha ou churrasqueira. O tempero ideal é feito apenas com sal grosso.
Como deixar a carne de porco macia e suculenta?
Muitas pessoas não gostam de carne de porco no churrasco, alegando que os cortes são duros e secos. Essas características, no entanto, só ocorrem devido a uma preparação feita de maneira incorreta.
Primeiramente, para evitar que o sabor fique muito forte, lave a carne de porco com suco de limão (sem deixar de molho). Uma boa dica para amaciar esse corte é deixa-lo sobre rodelas de abacaxi por cerca de 30 minutos.
Se for deixada na churrasqueira além do ponto, como toda carne (mesmo a bovina), os cortes suínos perdem suculência e podem endurecer.