m

Acompanhe as redes sociais da Ducaule.

d

Acompanhe as Redes Sociais

  /  Churrasco   /  Qual a melhor carne de segunda para churrasco?
Qual a melhor carne de segunda para churrasco?

Qual a melhor carne de segunda para churrasco? – O churrasco é um dos pratos mais populares em todo o Brasil. Apesar de cada região ter o seu próprio tipo de preparar a carne na grelha, existe uma unanimidade de que o churrasco não é só um prato, mas sim um evento para reunir amigos e família.

No entanto, na atual situação financeira que se encontra em nosso país, nem sempre sobra dinheiro para um churrasco com cortes de primeira. Contudo, isso não é motivo para deixar o prato de lado! É possível fazer um churrasco de qualidade com cortes de segunda! Tudo que você irá precisar é saber escolher e prepara-las.

Qual a melhor carne de segunda para churrasco?

Existem vários cortes de segunda que podem servir para o churrasco, e oferecem um sabor tão agradável quanto carnes de primeira. Acém, paleta, músculo dianteiro e peito são exemplos de cortes considerados de segunda que podem ser assados em um churrasco.

No entanto, devido às suas propriedades, é necessário ter um cuidado maior com esses cortes. Alguns pontos de vital importância a se observar na carne de segunda são:

Procedência: Quando um corte é considerado de segunda, esse ponto se torna ainda mais importante. Carnes de segunda contêm, na grande maioria das vezes, mais nervos e peles que podem comprometer o sabor e consistência da carne. Por esse motivo, é importante compra-la em um açougue de qualidade, que limpe a carne da melhor forma possível;

Aparência: A carne de segunda pode oferecer um ótimo sabor e consistência. Para isso, no entanto, o boi deve ter sido abatido na idade correta. Dessa forma, avalie se a carne está com uma coloração vermelha agradável (e não vermelho-claro), e se as gorduras estão bem claras. Essas são propriedades importantes, que podem definir se um corte está pronto ou não para ser assado na grelha;

Como preparar uma carne de segunda para churrasco?

Muito do sabor e da consistência de uma carne de segunda no churrasco vem da preparação. Por esse motivo, falaremos abaixo como preparar uma carne de segunda da maneira correta:

A melhor forma de cortar uma carne de segunda para churrasco é em formato de medalhão, isto é, praticamente redondo. Para isso, faz-se necessário uma faca bem afiada. A espessura deve ser de aproximadamente um dedo. O lado da gordura deve ser colocado na grelha primeiro, e a distância ideal da carne com a brasa é de 40 centímetros.

Ao invés de temperar a carne antes de coloca-la na grelha, uma dica importante seria fazê-lo quando a carne já está assando. Isso evita que a carne resseque antes mesmo de ir para a churrasqueira.

Quando a carne chegar ao ponto de preferência do churrasqueiro (tente não assar demais, tendo em vista que as carnes de segunda ressecam com mais facilidade), retire-as da grelha, bata com a faca para retirar o excesso de sal e corte da maneira que preferir. Qual a melhor carne de segunda para churrasco?

Como deixar a carne de segunda mais macia?

Uma grande dificuldade em relação às carnes de segunda é a sua maciez. Isso se deve ao fato de que a suculência é uma propriedade importante para quem realmente gosta de churrasco, e conseguir deixa-las macias não é uma tarefa fácil. No entanto, seguindo algumas dicas, é possível maximizar ao máximo essa suculência.

Primeiramente, utilizar o martelo de carne para deixar os cortes mais finos é um passo essencial, que deve ser realizado antes mesmo de qualquer outro. Primeiro, dê algumas batidas com o lado pontiagudo, e depois dê várias com o lado plano.

Depois de feito, uma técnica inteligente é deixar a carne de molho, por cerca de 3 horas, em uma cerveja escura. A proporção é de uma lata de cerveja (350 ml) para cada quilo de carne.

DEIXE UM COMENTÁRIO